terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Emma - Jane Austen

Terminei *.* Emma tem seus momentos, ás vezes eu não aguentava mais ler e de repente acontecia um fato inesperado e a história voava. No final, fiquei feliz, Jane Austen sempre fascina, surpreende e com esse livro não foi diferente.

Lembra da Sra. Jennings, de Razão e Sensibilidade? Aquela que sempre encontrava um par para todas as moças e fofocava sobre os acontecimentos? Então, me senti no universo dela. Talvez seja um pouco de maldade, mas a Emma parece uma Sra. Jennings mais nova, talvez a Jane Austen quisesse mostrar um outro ponto de vista. Pelo menos a protagonista aprendeu a lição no final, quis colocar todo mundo para casar e quase perdeu o "bom partido" Sr. Knightley.

Não simpatizei com a Emma no início, na verdade não fui nem um pouco com a cara dela, só mudei a opinião depois. Primeiro, ela não tratava bem o Sr. Knightley só porque ele era o único que tinha a audácia de questioná-la, e ele estava apaixonado, mostrou que não é do tipo "te amo e você é perfeita". A Emma tinha defeitos e ele não tinha medo de mostrá-los. Segundo, colocou a Harriet em uma bagunça, tentou moldá-la segundo seus preceitos e quase que a menina não casa com quem realmente amava (e o Sr. Martin, correndo o risco de levar outro fora, teve coragem de pedi-la em casamento pela segunda vez!). Sem falar que eu ainda não entendi o por quê de não gostar da Jane Fairfax, eu a achei tão bonitinha e quietinha, gostei dela.

Apesar de tudo, Emma não é de todo mal. Ela aprendeu que o casamento depende do amor e não dá para que os outros sejam como você quer. Também gostei dela porque sempre se lembrou do Sr. Woodhouse, me pareceu até a relação do Sr. Bennet com a Elizabeth.

Falando da Lizzie, ela não seria amiga da Emma :/

3 comentários:

Elaine disse...

E eu continuo lendo... Mas já passei da parte em que o sr. Knightley se declara para a Emma. Acho adorável a forma desarticulada como ele se declara. Se estivesse no lugar da Emma, eu também não entenderia nada!

Cookie & Cake disse...

O sr. Knightley foi muito subjetivo na declaração, eu continuaria em dúvida também :P

A propósito depois da declaração você acaba lendo bem rápido, a parte final está entre as mais interessantes.

karlinha disse...

cOOKIE ME PERDOA EU SEM QUERER APAGUEI SEU POST , QUE VOÊ COLOCOU EM " A Cabana" ! ME DESCULPA FOI SEM QUERER MEU COMPUTADOR ESTAVA COM ALGUNS PROBLEMAS MAIS AGORA ESTÁ OTÍMO! QUANDO QUISER POSTAR LÁ PODE POSTAR ! OK? AHH ACABEI DE COLOCAR UM POST NOVINHO!