quinta-feira, 9 de julho de 2009

Sobre preconceito (sem orgulho)

Sorte de hoje: Preconceito é a opinião sem julgamento.
A frase estava em inglês (Prejudice is opinion without judgement) e ontem, quando li, já acusei essa sorte do orkut de falsa. Afinal, preconceito é uma opinião com muito julgamento, aliás, uma opinião criada a partir da primeira impressão, somente. Primeira impressão é algo presente em todos os seres humanos e ela realmente permanece na nossa mente mesmo depois de conhecer alguém por muito tempo. Não precisa ter vergonha ou falar que você não é desse jeito, sempre formulamos uma imagem, esperamos que os outros atinjam nossas expectativas e por isso que as vezes achamos bem estranho que um amigo faça algo que nunca imaginamos. Culpa da primeira impressão. Preconceito é você ficar com essa ideia pré-formulada e nem se dar ao trabalho de conhecer os outros mais a fundo para saber se eles são mesmo isso que você acha.
Eu formulei uma primeira impressão sobre essa sorte do orkut, mas percebi que tomei decisões precipitadas depois que procurei qual era a definição correta de judgement. Achei isso no dicionário da Cambridge: uma decisão ou opinião formada sobre algo ou alguém após pensar cuidadosamente.
E está aí, saber respeitar os outros e agir sem preconceito é tirar um tempo para encontrar os valores que cada ser humano possui. É querer conhecer e descobrir mais sobre o mundo através dos outros e não simplesmente ignorá-los pelo que você acha que eles são. Para falar a verdade, é um pouco do que saiu na minha sorte do orkut de hoje: Quando as pessoas falarem, ouça completamente. A maior parte nunca ouve. E por isso que há preconceito. E preconceito só serve para escrever romances maravilhosos.
(Post para o Blorkutando)

Um comentário:

Elaine disse...

Acho que o "julgamento" da frase vai no sentido jurídico da coisa, de se pesar os prós e os contras, ouvir os dois lados da questão.