segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Confissões de uma canhota

(Super Interessante, Agosto/2009.)

"Por que existem canhotos?
A razão de algumas pessoas preferirem a mão direita e outros a esquerda é um dos mistérios da ciência. Sério, está ali, ali com 'de onde viemos' e 'para onde vamos'. Ninguém sabe ao certo por que não somos todos ambidestros (as vantagens seriam óbvias) ou, se era para escolher um lado, todos destros de uma vez. O fato é que 10% da humanidade teima em ser canhota, intrigando geneticistas, neurologistas e antropólogos. (...)"

Além de ter que ouvir desde de "Eu gostaria de ser canhoto, é tão bonito!" até "É muito estranho te ver segurando o garfo com a mão esquerda. Como você consegue?", ainda somos uma minoria e um mistério da ciência (releia o grifo meu).
Quando a professora dizia na pré-escola, "Levantem a mão direita, aquela que vocês escrevem", precisamos inverter a frase. O tempo passa, a tesoura aparece e ou você apela para uma adaptada ou aprende a usar a normal (coisa que eu não sei como consegui). O vestibular chega e em toda prova é preciso analisar o seu assento e pedir gentilmente ao supervisor uma carteira de canhoto. Na escola os lugares para os esquerdistas são os piores e você acaba se adaptando as carteiras para destros e virando todo seu corpo para a direita e quase escrevendo de ponta cabeça.
Se não bastasse tudo isso, sempre surge alguma pesquisa dizendo que canhotos são mais inteligentes, morrem mais cedo ou são mais criativos. E, por causa de todos esses aspectos, eu não me surpreenderia nem um pouco se descobrissem que canhotos tem uma baixa auto-estima, mas que, em um futuro pouco distante, dominarão o mundo dos destros por se adaptarem melhor às dificuldades (risada maligna).

4 comentários:

Julianna Steffens disse...

Eu faço parte das pessoas que tem inveja de quem é ambidestro, já tentei me forçar a treinar, mais não adianta que não rola =O(

Pati Araújo disse...

Oi Bárbara,

Adorei o teu blog.
Também adoraria ser ambidestra, já tentei mas... vou me conformando em ser destra mesmo=).

Beijos

Bárbara Garcia disse...

Pati,

não consegui comentar no seu blog :/ Agradeço por aqui o comentário.

Uma vez, quando pequena, tentei escrever com a mão direita, mas isso vai demais contra a minha natureza haha.
Beijos.

Bruna disse...

Sou quase uma destra, porque faço tudo normalmente. A única coisa possivelmente estranha que acontece por eu ser canhota (não é estranha, todos canhotos ouvem) é escutar de desconhecidos " Nossa você é canhota. Tenho um tio que também é..." auhdijidfnodjf E minha vó que quando eu era menor queria, por que queria me fazer comer e escrever com a mãe direita. - Vai entender.
Puts! Queria eu ser MAIS inteligênte por esse fato, seriaa auma felicidade e tanto.
bejs