terça-feira, 11 de agosto de 2009

Querida Globo,

Eu nunca entendi porque vocês gastavam tanto para fazer uma novela sem história e que não ensina muita coisa. Nunca entendi porque vocês tiveram que usar um estilo de jornal em que as notícias passam logo para ninguém pensar no assunto e sempre termina com uma novidade feliz e um "boa noite" do William Bonner. Nunca entendi porque deixar de lado os grupos com os quais vocês tem "birra" sendo que o jornalismo deveria dar lugar a todos.

Na verdade, eu sempre soube os por quês, mas vocês me deixaram na dúvida. Por que, então, vocês produziram uma série que conta exatamente a resposta? Uma série como Som e Fúria em que o dilema em todos os capítulos é qualidade x dinheiro, fama, orgulho.

Depois de Capitu (em que o universo de Machado foi revelado) , vocês aparecem com Shakespeare, teatro puro, cenas inteiras, atuações maravilhosas. Vocês percebem o que o seu público tem recebido? O que empresários, empregadas, lixeiros, professores e qualquer um do Oiapoque ao Chuí pode ter assistido? Não é qualquer coisa. Em Capitu foi literatura brasileira da melhor qualidade com trechos que vieram direto do livro. Em Som e Fúria foi o contato com o teatro e falas que ultrapassam o "bom dia, como vai?". Vocês deram até qualidade ao público que pode não aceitar mais qualquer coisa e mudar toda sua posição diante da TV.

Se perceberam tudo isso, espero que tenham gostado e continuem com essas séries. Se não gostaram, fico triste, porque eu, sinceramente, esperava mais trabalhos neste estilo nas telas. Acho que vou ter que aguentar umas atuações como essa:

3 comentários:

Bruna disse...

Eu só assisti o ultimo capítulo e me arrependi de não ter pego ela desde o começo. Começava muito tarde, ou eu estava aqui ou estava lendo, deitada fazendo tudo menos com a TV ligada na globo hehe. Alías eu nunca consigo assistir nenhuma. hasuahiaj Mas amo as produções, mesmo assistindo somente os ultimos capítulos.
Concordo com os seus critérios no início do post, mas ainda não tenho as respostas para os porques. rsrs
beeejs, obrigado pelos parabéns, mesmo. =.)

Elaine disse...

Há anos não assisto a TV aberta, então perdi as duas séries. Mas colegas de trabalho elogiaram muito Som e Fúria. Quem sabe alugo o DVD...

Mari disse...

Nossa deu até vontade de assistir Som e fúria.Não vi nenhum dia. Há anos não vejo televisão, mas pelas suas palavras fiquei supercuriosa.
beijo