segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Livros bons não são resumidos

Esses dias tentei resumir Emma, da Jane Austen, para uma amiga. A história ficou mais ou menos assim:
"Emma já está em uma idade para ser considerada solteirona. Ela mora com o pai, é bem rica e tenta encontrar parceiros para as meninas. Até que, em uma dessas tentativas, ela diz à menina que um moço gosta dela, mas, na verdade, ele não gosta e aí ela precisa resolver tudo."

Se eu lesse esse resumo eu desistiria na hora de ler Emma. Parece mais um romance chato com desfecho previsível. Só que explicar mais do que isso seria contar o final.

Agora tente resumir um livro que você não goste. Eu sempre disse que A Cidade e as Serras é a história do rato do campo e do rato da cidade com seres humanos nos papéis principais. Ou que Iracema é a Pocahontas brasileira. Simples e fácil, pelo jeito só consigo indicar livros para os meus inimigos.

7 comentários:

Giovanna disse...

haha, indicar livros pros inimigos é phoda. Mas é verdade, quando a gente gosta do livro se tentarmos resumi-lo a gente acaba contando a história toda e nem percebemos ;S

Natália disse...

Livros que gostamos são bem mais fáceis de resumir, ou seja, contar a história toda. beijos

Jana KeanuLôka disse...

eu nunca fui muito boa em resumos... em geral, menos que não goste da história, eu sempre me prendo muito aos detalhes, então acabo mesmo é "reescrevendo" o livro. rs

//Ah, eu tenho quase certeza que nossos óculos são igauis, e se não, são mesmo muito parecidos. Coincidência d+... Ele fez o maior sucesso e eu que detestava óculos, passei a adorar com esta armação. ^^

Beijos e Obrigada pelo comentário.
:*

Elisa Mucida. disse...

UHSAUASHSA. Iracema é a pocahontas brasileira.. ADOREI.

Pois é, é sempre difícil resumir livro que a gente gosta, porque a gente ficou louco pra contar logo o final, a história toda e relembrar cada linha do livro.

Beeeeeijos

Chica disse...

Eu sou péssima nisso e acabo contanto todos os detalhes, se gosto ou não gosto.rsrs...beijos,chica

Anne Lieri disse...

Olha Barbara,eu tb não sou boa pra resumos!Sempre fui péssima quando tinha que faze-los na escola!Adorei seu blog e já estou seguindo!Bjs,

Bruna disse...

Verdade... Mas já comigo eu nunca resumo, vou logo e empresto o livro para a amiga(o) depois que a pessoa lê, fica mais fácil chegar uma conclusão. 'er (meio óbviu) haushq