segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Saldo 2009

Mais uma vez venho colocar a listinha com os livros que li durante o ano. O Biscoito e Bolo é um arquivo, por isso acho digno postar essa lista para, daqui muitos anos, quando eu tiver uma biblioteca imensa e for velhinha, eu realmente recorde meus pensamentos literários.
Enfim, já enrolei todo mundo (as férias revelam esse meu lado criativo) e vamos à lista com os links para os comentários que eu fiz por aqui:

Várias histórias (Machado de Assis)
Esse eu li só porque queria algo leve. Foi tão leve que não lembro uma história completamente, só recordo que gostei. Admito, foi uma leitura desleixada e Machado não se orgulharia.
A Mediadora - Terra das Sombras (Meg Cabot)
Li no começo do ano e até agora não peguei o segundo volume. Vamos ver se em 2010 leio mais um...
Emma (Jane Austen)
Mr. Knightley, precisa falar mais?
O que é ser jornalista (Ricardo Noblat)
Eu gostei mais de A arte de fazer um jornal diário, que eu li em 2008. Este era um "manual" para o jornalismo, o deste ano era mais como uma biografia. Não deixa de ser um bom livro.
O cão dos Baskerville (Arthur Conan Doyle)
Não sei se é regra isso (foi o primeiro Conan Doyle que li), mas espero mais Sherlock e menos Watson da próxima vez.
Avalon High (Meg Cabot)
Gostei, tanto que está autografado, haha.
Peter Pan (James Barrie)
É bonitinho e eu sempre tenho esse momento "conto de fadas" no ano.
Lucíola (José de Alencar)
Neutro que nem foi com Diva; Senhora continua soberana sobre as duas.
Mansfield Park (Jane Austen)
Fanny foi a protagonista austeniana mais parecida comigo e o livro até rendeu uma peça de teatro (quase...).
Romeu e Julieta (Shakespeare)
Gostei, mas não foi maravilhoso. Deveria ter lido Hamlet já que eu estava no período Som e Fúria.
O Caçador de Pipas (Khaled Hosseini)
Esse foi ótimo! Mesmo, recomendo para qualquer um e, talvez, tenha sido o melhor do ano.
O diabo veste Prada (Lauren Weisberg)
Como colocam no twitter: #fail. Esperava mais.
A escrava Isaura (Bernardo Guimarães)
Neutro, sem grandes comentários.
Orgulho e Preconceito (Jane Austen)
Sempre bom, na segunda vez melhor ainda.
Olga (Fernando Morais)
Foi tão bom quanto A Ilha. Ambos mostram esse lado jornalista, pesquisar e aprofundar-se em um assunto para falar sobre ele, ter certeza dos fatos.
O mundo de Sofia (Jostein Gaarder)
Terminei ontem, esse merece um post.

Foram esses os livros, fora aqueles para a faculdade que ocuparam boa parte do meu tempo de leitura no ônibus. Do que eu prometi ano passado só cumpri ler a Bíblia em um ano (uhul). Falta Persuasão para completar o sexteto Jane Austen e nem encostei em C.S.Lewis. Não vou prometer nada, por enquanto, vamos ver o que eu consigo ler no, aparentemente, atarefado 2010.

11 comentários:

Jana Barreto disse...

só um desta lista eu estou lendo (não li nenhum), que é Orgulho e Preconceito. Apesar do vocabulário dificil, estou adorando. O Mr. Darcy é uma amor com aquele mal humor e respostas na ponta da lingua. rs
Beijão!

Chica disse...

Sem dúvida, uma bela lista.Muitos mais em 2010 pra ti!beijos,chica

Elaine disse...

Eu simplesmente não consigo lembrar de todos os livros que li esse ano... O que é bom, porque 2008 foi uma nulidade nesse sentido, li pouquíssimos livros.

Kamilla Barcelos disse...

Da sua lista eu li "O Caçador de Pipas" que eu tb amei, li "O diabo veste Prada" que acho muito sem graça, li "Olga" e gostei,

Kamilla Barcelos disse...

Ahhh... estou te seguindo no twitter.

Paula disse...

Oi Barbara!
Dos 3 q vc leu de Jane Austen esse ano de qual gostou mais???
Ah, eu amo C. S. Lewis!
Feliz 2010!
Bjos,
Paulinha

Bruna disse...

To lendo Orgulho e Preconceito agora nas férias(assim como a Jana :D). To amando! Até twittei outro dia que me identifico muito com o Sr. Darcy. hehe Mas ainda serei como a Jane, doce *-* hehe Tava pensando em ler O Diabo veste prada, já que todos amam o filme e eu não assisti, então imaginei que o livro fosse como o livro, mas sei lá... - mudando de idéia. beijos

Bruna disse...

*como o filme. rs

O que elas estao lendo!? disse...

Obrigada por ter estado conosco este ano.

Temos um selinho prá você no nosso blog.

Boas festas!

Pati Araújo disse...

Bárbara,

FELIZ ANO NOVO!!!!!!

Beijos e tudo de bom.

Pati :]

Bell Souza disse...

Meg cabot é diva! eu li toda a série da "Mediadora".. bem adolescente, mas é mega divertido e merece ler lida! Lewis arrasa! As crõnicas de Nárnia são fantásticas [tenho probs com livros, quando leio um...leio todos! haha]..todos os 7 livros são bons, mas é claro que tenho os meus preferidos. Machado de assis...o 1º livro que li na vida foi dele...tinho uns 6 anos O.O. sério isso! e fou mega fã! vc leu coisas ótimas, mas desconhecia alguns dos livros citados =p