quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Sobre capas e adolescentes

Em uma das idas a Livraria Cultura, deparei-me com essa edição americana de Orgulho e Preconceito. Sempre achei essas capas escuras muito bonitas. Por exemplo, não li Crepúsculo, mas acho as capas bem legais com aqueles tons de vermelho e preto. E foi pensando nisso que notei a semelhança das flores com as flores da capa de Lua Nova.
É uma versão (bem sucedida, diga-se de passagem) com o intuito de chamar a atenção dos leitores da Stephanie Meyer. A edição vem com o texto integral de O&P e uns extras como um teste para descobrir qual irmã Bennet você é (a Capricho se orgulharia), 10 curiosidades sobre Jane Austen e um perfil no Facebook da Elizabeth e do Darcy (com direito a O Diário de Bridget Jones entre os filmes favoritos).
A coleção ainda tem Romeu e Julieta e O Morro dos Ventos Uivantes com uma "discreta" etiqueta: "O livro favorito de Edward e Bella". Sou muito mais essas edições do que sair colocando zombies e monstros marinhos nos clássicos (aliás, eu acertei Emma e lobisomens, mas passei longe de Mansfield Park e múmias. Prefiro minha versão com vampiros).E, assim, a gente também espera que, com tantas edições dos livros da Jane Austen, as capas se afastem daquele típico tema guardanapo de cozinha com fotos e desenhos de flores sem graça. Uma coleção linda é essa da One World Classic (via Jane Austen Club) com fotografias bem delicadas nas capas. E, abaixo, mais algumas imagens (via Jane Austen em português) para fazer qualquer um assaltar uma livraria (essa segunda é um sonho de consumo só por causa da ilustração):
PS: Pode ser mais um post para minhas teorias litérárias (1, 2, 3) Gostei disso :)

18 comentários:

Natália disse...

As capas nos chamam. Beijos

Chica disse...

As capas deveriam ser um pouco melhores mesmo.São o primeiro contato!beijos,chica

Paula disse...

Bárbara,
Me passa seu email?
Bjs,
Paulinha

Anna disse...

Eu tenho uma fixação com capas bonitas. Não curti muito essas de Orgulho e Preconceito, não gosto do estilo Crepúsculo de capas, esse fundo preto... Eu acho bem bacana que as editoras estejam tentando captar as crepusculetes, porque poxa, seria bem interessante se a juventude se interessasse mais pelos clássicos, como os de Jane Austen, fazendo-os perder aquele estigma de chato, difícil, etc, etc.
Vi na Cultura também um livrão com umas cinco obras da Jane Austen em inglês que tinha a capa mais linda do mundo: um monte de flores cor-de-rosas, e os detalhes em azul piscina (?). De encher os olhos.
beijos

-     srŧα.Lεεђ (♫) disse...

Sinceramente,acho um erro julgarlivros pelas capas,o que eu realmente olho é conteudo,fala sério!
Quem vai ler a capa dolivro?
Mas acho que foi uma jogada de mestre essa ;)
eles precisam vender,e ao mesmo tempo fazer com que os adolescentes se interessem por clássicos.Pra que coisa melhor do que usar o ''crepulissês'' ?
beijos ;*

Jana Barreto disse...

Ah, eu achei as capas super lindas mesmo. é claro que o conteudo é realmente o que importa, mas a capa tem que ser legal, fazer a pessoa querer ler. a propaganda é a alma do negócio. Achei uma jogada bem inteligente esta de fazer as capas parecidas, à base de vermelho&preto.
Desde que li a saga da Steph, morro de vontade de ler o Morro dos ventos uivantes e também outros que foram citados nos livros. hehe
Adorei este post, muito interessante. Vc que me mantem informada, agora. rs
Beijão! =*

Jana Barreto disse...

Ah, esqueci de comentar... Imagino o preço em que esses livros foram parar por causa das novas capas... kkk

Adriana Zardini disse...

Bárbara eu acabei de comprar essa edição da PEnguin que vc postou acima! é uma belezura!

Raquel disse...

Barbara,
uma ótima idéia o uso das cores e design para atrair leitores. Você está novamente no Jane Austen em português!
beijocas

Guará Matos disse...

As capas chamativas fazem parte de todoa um operação de marketing e é importante que assim seja. As pessoas não compram roupas pela vitrine? Com os calçados não é a mesma coisa? Então com os livros funciona da mesma maneira. Agora cabe ao leitor interessato ler o resumo do livro que lhe interessou e saber se é aquele que ele deseja mesmo. Conhecer o produto é obrigação do consumidor.
Gente vamos fazer a nossa parte e deixar o marketing para profissionais.
Bjs.
______
Faz uma visita pra gente, tá?
Saudades bateeee.

Luh* disse...

As capas são otimas para a compra!
beijos

Julianna Steffens disse...

Essa capa vetorizada de O&P é linda, dá vontade de pedir em inglês mesmo ( o que é uma vergonha eu falar, pq ja tenho 3 edições diferentes de Orgulho e Preconceito, jájá to parecendo aquele personagem do Mel Gibson no Teoria da Conspiração +-*

Bruna disse...

Obras que eu não li, porém escuto muito sobre. Logo eu compro :)
Não que capas sejam realmente muito importantes mas, supondo um livro de conteúdo nota 10 com uma capa feia, chega a ser triste até. rs E tenho livros assim em :(
Linda as capas dessa coleção one world classic, super delicada.

Sofia A. disse...

Pois é, por mais que o que importe mais seja o conteúdo do livro, as capas atraem agente para eles, elas são responsáveis pelo primeiro contato, pelo primeirop interesse.
Por isso concordo com você, elas devem ser muito bem pensadas, e primar pelo estético sim..
Um beeijo!

Paula disse...

Bárbara,
Incrível como estão modificando as capas de vários clássicos para ficarem parecidos com os Crepúsculos (que não tenho a mínima vontade de ler, apesar das capas realmente bonitas).
Fiquei SUPER interessada nos extras de O & P.
Ah, já conhece meu blog de livros? Aqui: http://diarioleituras.blogspot.com/
Bjos,
Paulinha

Ana Carolina Paul disse...

Heey. Descobri seu blog agora. Já to seguindo.. Me segue também? http://anapaulofficial.blogspot.com

x.o.x.o ;)
Ana

Karlinha disse...

Oi eu amei teu blog, vio?
Eu sou fissurada em Jane austen sabe?
Tipo assim viciada mesmo.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Bom, vou te seguir vio?
SE DÉ APARECE NO MEU BLOG, TAMBÉM.
Sou a Karlinha do fórun GR

Vivi disse...

A capa chama atençao mesmo. Eu, por exemplo, li Crepúsculo antes de ficar super conhecido porque achei a capa bonita. xD