segunda-feira, 12 de abril de 2010

Tão Ontem (Scott Westerfeld)

Eu não sei há quanto tempo eu queria ler esse livro, tanto que já até esqueci como o descobri. O caso é que eu fiquei com o nome Scott Westerfeld na minha cabeça e acabei encontrando Tão Ontem em um sebo por menos da metade do preço da livraria.
Tão Ontem é narrado por Hunter, 17 anos e Caçador de Tendências. Ele procura novas modas para serem lançadas ao grande público e esses estilos são criados pelos Inovadores, pessoas normais que se diferenciam por um detalhe único, um extra em seu visual que muitas vezes pode parecer estranho, mas, quando colocado em uma revista de tendência (indicado por um Caçador), rapidamente torna-se necessário para todos os leitores antenados. Em uma dessas buscas Hunter encontra Jen, uma Inovadora que tornará sua amiga.
O texto não tem nada de excepcional (ou Inovador, se você gostar do trocadilho) e a história, por trás de toda essa ideia bastante boa, também caiu um pouco naqueles clichês que ás vezes aparece em livros adolescentes (aquela coisa de estar de férias, longe da escola, pronto para tentar e conseguir viver altas aventuras com a galera). Mesmo assim, é difícil encontrar um teen book com um protagonista masculino e com uma companheira que é mais corajosa que ele.
Mais difícil ainda encontrar um livro com tantos conceitos de Marketing. Acabei lendo sobre técnicas de propaganda, conceitos subliminares em mensagens veiculadas na mídia e o que pode exemplificar melhor é uma frase do livro:
Apesar disso, não se pode culpar o cliente por seguir a regra número um do consumismo: nunca dê aos consumidores o que eles realmente querem. Reduza o sonho a pedaços e espalhe-os como cinzas. Distribua promessas vazias. Embale as aspirações dos consumidores e lhes venda, assegurando-se de que elas acabem se desfazendo no ar.

Sério, meu professor de Marketing ficaria orgulhoso de Scott Westerfeld. O autor, aliás, já escreveu uma série envolvendo vampiros e esse mês foi lançada uma nova coleção escrita por ele, Feios. Se a leitura for gostosa e leve como em Tão Ontem, vale a pena dar uma olhadinha nessas outras obras.
-------------------------------------------------------
Peço desculpas a todos os leitores do Biscoito e Bolo e confesso que ando muito relapsa com o blog. Visito todos os dias, leio e agradeço com carinho a todos os comentários, mas as postagens têm estado em falta. Essa semana pretendo colocar os textos em ordem e voltar ao ritmo normal. Aproveitando, o último post sobre aniversários ficou em terceiro lugar no pódio do Blorkutando. Obrigada!

6 comentários:

Chica disse...

Um bom comentário sobre o livro lido!beijos,lindo dia!chica

Jana Barreto disse...

Eu gosto quando um autor coloca "informações adicionais" no livro. Acaba que sempre fica alguma coisa pra gente depois da leitura. :)
Mas, eu nunca ouvi falar deste autor, te juro!

Beijos, Bárbara! :*

Polie disse...

Nossa faz um tempo que eu não venho aqui. o.o Desculpe. :(
Eu estou louca para ler esse livro! *-* Desde que li o primeiro capítulo me interessei muito e o Scott é um ótimo escritor... Pelo menos no meu ponto de vista. *-*
Amei seu post. =D

Beijo

Monique Premazzi disse...

Amei o livro por ter um narrador masculino, não é todo dia que se encontra um assim como você disse. Vou baixar para ler *-*

Amei aqui, seu blog é lindo e você escreve muito bem. xx

Paula disse...

Boa resenha, Bárbara. Tb gostei muito do texto passado e achei a foto uma fofura!
Bjos,
Paulinha

Take a Lu-uk | Bossa Rosa disse...

Ooi Bárbara! Sempre passo por aqui, e adoro- e queria aproveitar e fazer um anunciozinho se você permitir!
** Para os fãs de 'Tão Ontem', eu fiz uma entrevista exclusivíssima com o Scott Westerfeld, autor de 'Tão Ontem'. Vão lá ver!

http://www.bossa-rosa.com/2010/05/entrevista-scott-westerfeld.html