sábado, 12 de junho de 2010

Copa?! Quando?

Esta semana minhas amigas decidiram testar meu conhecimento esportivo "invejável" perguntando se eu sabia o nome de algum jogador da seleção brasileira. Falei Kaká, porque mesmo que ele não tivesse sido convocado, foi o único nome que me veio na cabeça; mais tarde surgiu o Robinho também, mas aí eu já tinha virado motivo de uma mini-chacota. Tudo bem, eu sou especialista em assuntos que ninguém se interessa (tipo séries de tv, livros britânicos e musicais), mas pelo menos nos anos anteriores, a essa altura da Copa, eu já tinha recebido uma tabelinha para anotar os resultados dos jogos e providenciado uma bandeirinha.
Vocês já viram o Brasil mais desanimado para um campeonato do que dessa vez? É válido dizer que na terça-feira os brasileiros vão parar suas rotinas e, se o time chegar lá nas finais, o reboliço será geral, mas a impressão que eu tenho é de que Junho começou e o povo, a mídia, as propagandas, perceberam em cima da hora que tinham de investir no filão Copa.
A vida anda tão agitada e nós estamos tão conectados aos nossos problemas que não percebemos nem um dos únicos eventos em que os brasileiros têm orgulho da nação. Sem essa emoção e choradeira que acontece de quatro em quatro anos, o povo que "não desiste nunca" não saberá nem mais para quê lutar nessa terra.
Quer dizer, sabe que pode reclamar sentado e esperar a Copa para tirar uns dias de folga e, talvez, por isso que a gente se sinta tão honrado na época dos jogos: por causa do "feriado" fora de hora. E mesmo que pareça que eu sou partidária de discursos prontos - como este que acabei de escrever - eu me incluo, sim, em vários pontos dessa história.

11 comentários:

Nathy disse...

Eu sou meio alienada. Não curto futebol e não tenho paciência nem pra assistir ao jogo da copa. O Brasil pára, e eu adoro toda essa festa...só não participo. kkk. Gosto de ficar sossegada (vou ficar sabendo quem ganhou mesmo sem assistir) Então pra que ficar passando nervoso, vendo um bando de homem (que eu tbm nem sei quais) correndo atrás de uma bola?! kkk
Credo! Igual a mim é raro né?! rs

Beijos!

Janaina Barreto disse...

já faz muito tempo que não acompanho a copa. aliás, nunca me animei muito... apenas acompanhava porque minha mãe gosta dessa época.
mas, você tem razão... tá todo mundo meio desanimado mesmo. Acho que deve ter sido as convocações desastrosas (ouvi falar que o time é péssimo... =P)

Chica disse...

Eu não me empolgo com futebol e acho que esses jogadores ganham demais praque se pense que eles são patriotas correndo pela bola... Não curto!beijos,chica

Letícia Monteiro (♪) disse...

minha copa so começa quando o Brasil entra em campo,e mesmo assim acho que vou aproveitar o "feriado" de terça,apenas pra atualizar trabalhos escolares,se der tempo,quem sabe uns 10 minutinhos assistindo o jogo?
O.O'
kkk
bejs ;*

-Lú Pierson disse...

Ninguém é inocente, todos sabemos que na Copa do Mundo várias pessoas "importantes" ganham muito dinheiro, e nesse mundo desigual em que vivemos isso não soa nem um pouco justo.
Nesse campeonato que mobiliza o mundo inteiro, o país sede recebe grande destaque, faz investimentos e gasta dinheiro público às vezes de forma inadequada. Não devemos aceitar esses fatos, mas parece-me que fazer esse tipo de crítica em plena Copa do Mundo um tanto quanto estraga prazeres.
Talvez eu seja suspeita para falar, por ser brasileira, mas eu "tô pra vê" um país que se anime, se una e orgulhe-se de uma seleção como nós. Ainda que essa afetação dure por algumas semanas ou meses, e daí? É Copa do Mundo, vamos torcer e nos divertir...

Anna disse...

Olha, eu AMO época de Copa, então faço parte do time daqueles que estavam contando os dias para o começo dela. Mas notei mesmo que esse ano, toda aquela emoção que me lembro de ver nas copas passadas, meio que esfriou.
Beijos

Ana Lu disse...

Eu AMO Copa do mundo. É a única hora em que eu espero o jogo, sento, e assisto ele inteirinho! E realmente notei que a espectativa demorou pra engrenar esse ano.. Espero que agora, durante o evento, isso passe!
Beijos

Doce Nostalgia disse...

Nossa essa epoca de copa do mundo é mesmo contagiante, até mesmo porque é só de quatro em quatro anos...
E só assisto jogo de futebol nessa epoca mesmo...rs

Estou mesmo desanimada esse ano, e notei algumas pessoas tambem assim...

Mais é assim mesmo, logo ,melhora!
Queremos ser hexa! hahaha

Beijos linda, otimo texto...!!!

ligadona disse...

Acho Copa do Mundo tão chato...Exceto pelo fato de que eu posso ficar em casa..hehehe...
=1

@Jota disse...

Concordo com você em partes. As vezes a própria copa serve de alienação. (Alienação = distração de assuntos importantes). Estão querendo dar um fim no 13º salário e quase ninguém está ciente disso? Falta de informação? Jamais! É sim falta de infomação que realmente interessa :D

Beiijos ;*

Bell Souza disse...

Concordo em gênero e grau. O jogo foi tão desanimado quanto os torcedores em si, quanto as pessoas no geral. Ao menos me senti assim, tão fora da Copa do que dentro dela. Sou mais os Bafana-bafana! Go África do Sul!rs