terça-feira, 29 de junho de 2010

Reconstruindo o teatro (parte 2)

(parte 1)Eu li muitas notícias sobre o incêndio do Teatro Cultura Artística (TCA), comparei as versões de diferentes jornais, ouvi um podcast sobre o caso e encontrei um livro na biblioteca da faculdade que tinha todo o histórico da Sociedade de Cultura Artística (SCA). Era enorme, lindo e eu andava com ele de um lado para o outro descobrindo novos detalhes da casa.
Depois de saber sobre o assunto, elaborei a pauta, escolhi minhas fontes, enviei vários e-mails e não recebi tantos quanto esperava. Alguns perguntaram e não responderam as minhas perguntas, outros ignoraram e poucos, mas maravilhosos, me atenderam o que, para falar a verdade, me animou a continuar a matéria.
Eu não queria escrever algo ao estilo investigativo sobre como o incêndio do teatro aconteceu, até porque nem hoje há uma explicação definitiva. Então eu parti para o lado social do teatro e a importância deste para a cultura na cidade de São Paulo, ou seja, eu precisava do relato de alguém que sentisse falta e precisasse do Cultura Artística. Mas onde encontrar essa pessoa?!
Foi aí que, graças a Deus, porque minha memória nem é tão incrível assim, eu lembrei de um documentário da TV Cultura que falava sobre a Praça Roosevelt (espaço atrás do TCA) no qual entrevistaram um senhor que trabalhava há décadas em uma tabacaria nas redondezas. Investi minha coragem e encontrei a lojinha onde conversei com o doce casal Orbetelli, há 40 anos convivendo com o TCA. Os dois foram muito simpáticos, contaram histórias e curiosidades que me davam vontade de passar o dia conversando com eles, o que, pessoalmente, é a mágica da entrevista: você descobrir que todo mundo tem algo de especial e importante para contar.

Essas postagens ainda não acabaram. Na parte 3 eu falarei um pouco das campanhas feitas após o que eu escrevi e o texto pronto e publicado no jornal-laboratório.

13 comentários:

Elaine disse...

Interessante! Quero ler a matéria pronta...

Em tempo: eu não me lembro com muito carinho do jornal laboratório na minha faculdade, não. Isso porque ele era editado por uma professora debochada, pavorosa. Bad memories...

Nathy disse...

Também quero ver o restante da matéria... ;)

Lettys M. disse...

quero ver o restante da matéria³
estou recomeçando com meu blog,se puder dá uma ajudinha ^^
bem vinda (:
beijs :**

Chica disse...

Que legal que conseguiste chegar até esse casal que sabia de tudo dele!beijos,tudo de bom,chica

Tary disse...

Também quero ver o restante da matéria... [4]

Entrevistas são realmente incríveis! Você percebe que as pessoas querem se manifestar, querem revelar suas opiniões e contar suas histórias. E que sorte você ter se lembrado e eles terem sido tão doces e colaborado direitinho contigo.

Beijo!

-Lú Pierson disse...

Bárbara! Estava escrevendo hoje no twitter quanto tempo demorava para ser um Heródoto Barbeiro, mas vendo você penso que talvez não demore tanto assim. Nós nem nos formamos jornalistas ainda, mas você com certeza já é uma.
Adorei o seu texto! Já tinha lido o Reconstruindo o Teatro Parte 1, e agora li a dois, e posso dizer que estou ansiosa para ler a 3!
Parabéns. (:
Entra no meu blog depois, por favor. Ainda é de uma jornalista em formação, mas um dia chego lá!www.brotodisplicente.blogspot.com

Deyse Batista disse...

Achei interessantíssima a matéria, além do fato do conteúdo ser totalmente diverso do que se costuma ler por aí... Adorei, mesmo :)

Mah xD disse...

aaa, agora eu fiquei curiosa!
a graça dessas coisas é o tanto q a gente aprende e se diverte com as situações e com as pessoas q conhecemos!

fiquei encantada *-* quero ler a materia!
boa sorte com a conclusão dela! bjuxx flor

Yasmin Carli disse...

Deve ser muito bom ir atrás da história e escrever sua própria matéria, colher depoimentos, ir ver de perto. Espero ansiosa para ler as outras partes. :)

Janaina Barreto disse...

Gosto deste aspecto 'cultural' do teu blog. Você tem talento pro jornalismo. Sempre matérias gostosas de ler e que focam só no mais importante :)

Doce Nostalgia disse...

Você sempre trás coisas interresantes para os teus post, gosto disso!

E tambem quero ler a materia pronta! \o/

Bjokas linda!

Mari E. disse...

Eu quero ler o resto, quero saber o final! rsrs amei o blog!

Mari E. disse...

Ah, e é verdade, eu já entrevistei pessoas em trens e coisas assim e percebo q cada um tem pelo menos alguma coisa diferente para contar. Realmente, é magico!