terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Princesas ontem, hoje e felizes para sempre

Entre muitas coisas, uma das maiores lembranças que eu tenho da minha infância é a Branca de Neve cantando, meio pendurada no poço do castelo, quando, de repente, chega o Príncipe Encantado e eles se olham pela primeira vez para depois só se reencontrarem no final do filme. Outra lembrança, essa nem tão boa, é a assustadora transformação da madrasta em mendiga de olhos esbugalhados e verruga no nariz, até hoje quando eu vejo a cara da bruxa com a maçã eu sinto um arrepio.


Branca de Neve e os sete anões foi lançado em 1937 (!) e eu, que nasci mais de 50 anos depois, posso dizer que essa princesa marcou a minha vida até o VHS ficar gasto. Isso não me fez ficar esperando pelo príncipe, não me ensinou a conversar com animais e nem a encontrar sete amigos baixinhos, mas alguma coisa de toda aquela inocência deve ter influenciado nas brincadeiras do passado.
Até uns tempos atrás a Disney parou de produzir princesas, mostrando, talvez, que os tempos tinham mudado e essa história já não rendia o bastante. Mas essa magia retornou com Encantada, em 2007, quando as moças voltaram com nova roupagem: mais independentes, extrovertidas e mais reais.


Enrolados, lançado este ano, traz essa princesa que não quer te conquistar pela timidez, mas pelo carisma, pelo brilho que só essa Rapunzel possui. Ela canta, brinca, dança, diverte-se e não está procurando um príncipe, o amor simplesmente acaba esbarrando na vida dela. Enrolados é o conto de fadas feito para marcar a infância de hoje, com todos os itens necessários em uma boa história, com os elementos de um conto de princesa, com músicas marcantes para cantar junto (Alan Menken, te amo) e, de quebra, uma animação extraordinária com cabelos dourados e lanternas e uma paleta de cores recheada de roxos e amarelos. O conto de fadas perfeito para você criar uma lembrança bem bonita na criança (ou adulto) mais próximo.



Lembrando que o roteiro desta Rapunzel é diferente do original, como a Disney costuma fazer para deixar a história com um final feliz (não que isso seja ruim, pelo contrário). Para o conto original, até onde eu me lembro de outra memória da infância, a versão mais próxima é essa do programa Conto de Fadas que passava na TV Cultura (desenterrei). Ou tem uma ótima postagem sobre o filme no blog Shoujo Café explicando detalhes da história.

PS: Vamos combinar, a única dificuldade desse filme é você aguentar a voz do Luciano Huck e não achar que a qualquer momento ele pode anunciar o Lata Velha.

12 comentários:

Janaina Barreto disse...

Antigamente as histórias da disney eram feitas para serem encantadoras. Hoje são feitas para serem engraçadas (não deixando de ser encantadoras!).
Faz muito tempo que não vou ao cinema e nem me atrevo a ir esta época de férias, mas espero de olhos brilhantes pela chegada nas locadoras! *-*
De uns tempos pra cá virei fã de qualquer animação engraçadinha! rs

Bell Souza disse...

Eu entendo essa falta de pureza em nossa atualidade. Lembro que meu pai me comprou um VHS do Rei Leão e outra da Pequena Sereia. os valores de amizade e da ajuda ao próximo que eu adquiri são maiores que os termos maudosos implícitos nos filmes e da Disney como um todo.
Eu sou lunática, completamente apaixonada por animações. A tecnologia tem sido usada para ensinar a criançada e algumas delas valem ser assistidas.

ligadona disse...

Quero muito ver enrolados, mas na minha infância o que mais me marcou não foi a Branca de Neve, mas sim o Corcunda de Notre Dame que eu sempre achei que era um conto mais adulto, por não ter muitas princesas...
=1

Ana Lu disse...

Nossa, eu também assisti Branca de Neve e Cinderela até à exaustão! O último de princesa que eu vi acho que foi a princesa e o sapo, que foi lançado no fim de 2009.. Mas tá todo mundo falando tanto desse aí que já to com raiva de não ter visto ainda, hahaha.
Beijos Bárbara

mariasamara disse...

Estava mesmo querendo ver esse filme, a Disney já me proporcionou boas memórias e não costuam decepcionar seus pequenos,rs

Kamilla Barcelos disse...

Sério, quando eu era crianças eu também morria de medo da bruxa da história da Branca de Neve. Meu filme favorito era esse, eu até tinha a fita. Já vi milhões de vezes.
Eu ando gostando muito dessa nova forma de desenho animado de agora. Por exemplo: estão dando a vez aos vilões como "Meu Malvado Favorito" e "Megamente". E agora as princesas não são tão santificadas.

nadja soares disse...

eu assisti! é otimo, e tem razão, é divertido. lindo demais em cores e cenas. vale a pena!
beijo

Camila disse...

A voz do Luciano Hulk é pra matar! Quem permitiu isso senhor?

Mas o filme é bonitinho mesmo, bem mais modernizado!

αmαndα ツ disse...

Passando aqui para avisar que está rolando um sorteio de livro no meu blog!
O link é este: primeiro-livro.com
Se quiser dar uma olhada... rs' ;D

Beijo!:*

rolgay disse...

hi ! friend could we exchange link together?,hope it will be good if we can do here is mine:

http://cambodiantoday.blogspot.com/
thank for your kindness

Nathy disse...

Não assisti o filme ainda. Quero ver. Mas o final do seu post foi o melhor, sobre o Luciano Huck anunciar o lata velha. kkk

Beijos!

Anna Vitória disse...

Branca de Neve é o melhor retrato da minha infância. Pra você ter ideia, eu sei as falas de cor até hoje. Não do filme todo, mas ao menos da primeira meia hora. Eu era muito obcecada.
Eu amo a cena que eles cantam juntos pela primeira vez, dá uma dó dela quando volta pro castelo, com vergonha da roupa surrada!
E nossa, levei anos pra ver a cena da transformação da madrasta sem fechar os olhos. Era tipo trauma, sabe?
Mas com Enrolados, sei lá. Eu amei A Princesa e o Sapo, mas fiquei com uma má vontade com esse filme, nem sei te definir por quê.
Beijo