quinta-feira, 1 de setembro de 2011

BlogDay 2011

Championship Vinyl (Rob Gordon): eu lembro de ter descoberto o Championship, coincidentemente, através do #blogday do ano passado com a postagem da Anna Victória. O Championship tem textos envolvendo a missão mais básica de um blog: ser seu diário, contar sobre a sua semana; Rob Gordon transforma o "cotidiano" - que nem sempre é tão rotineiro assim - em uma obra épica. Os textos são envolventes e muito bem escritos (tanto que já renderam dois livros) e é impossível chegar e não ler mais de uma postagem.

A biblioteca de Raquel (Raquel Cozer): se você gosta de livros esse é um paraíso em forma de blog. Raquel é jornalista do Sabático, caderno especializado em literatura do jornal Estadão, e divulga várias notícias interessantes sobre o mundo literário e o mercado editorial na Biblioteca. Também vale a pena segui-la no twitter para acompanhar a cobertura de alguns eventos literários e aproveitar os GIFs do dia.

[manual prático de bons modos em livrarias] (hillé): outro paraíso, desta vez mais cômico, para aqueles que amam as livrarias. O manual prático traz as desventuras de uma livreira que precisa aguentar aqueles "apaixonados" por literatura que soltam as pérolas: "- oi, tem o livro 'os homens que não amavam as mulheres super poderosas'? " ou "- oi, eu queria aquele livro lá, 'quando freud entristeceu'." Gaste uma hora por dia lendo esses causos e seja uma pessoa mais feliz.

A series of serendipity (Melina de Souza): primeiro foram as fotos do FlickR, que já eram fofuras o bastante para um ano inteiro, mas aí surgiu o blog com alguns dos textos mais meigos de toda a blogosgera. A Melina divide suas fotografias com tons pastéis, suas dicas de moda, artesanato e culinária e toda sua doçura através desse espaço que vem cheio de ideias criativas para deixar seu dia também mais apaixonante.

Terapia HQ (Rob Gordon, Marina Kurcis, Mario Cau): ok, não é um blog, é uma webcomic, mas é tão boa que merece a divulgação. Escrita pelo Rob Gordon (o mesmo do Championship) e pela Marina Kurcis, a HQ invade uma sessão de terapia e mostra os diálogos entre o psicólogo e seu "paciente" cuja única esperança na vida se encontra no blues. Os desenhos são de Mario Cau que arrebenta não só nos traços como nas mensagens que insere nos quadrinhos e que complementam a trama.

MENÇÃO HONROSA: Vida em Crônicas (Vagner de Alencar): um blogueiro que eu tenho a honra de conhecer e conviver. Vagner conta suas histórias desde a infância na Bahia até as conversas recentes roubadas de outras vidas que circulam o transporte público. Os textos são leves, porém com um jeito jornalístico que mostra que o baiano escolheu a carreira certa.

(ok, eu sei que o #blogday foi ontem, mas queria participar da brincadeira mesmo assim)

Nenhum comentário: